CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Animais castrados devem receber microchip em Ilhabela


ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela convoca proprietários de cães e gatos que foram castrados entre 22 de janeiro e 13 de maio deste ano para levarem seus animais ao Centro de Castração para receber gratuitamente o microchip de identificação. Os animais receberão um microchip que possui um número único e inalterável, que deve ser cadastrado em um banco de dados. A ferramenta é eficiente e, por isso, o método de identificação animal mais utilizado no mundo. A leitura é feita com um scanner sem contato com o animal e não causa nenhum tipo de incômodo.

Do início de 2009 até o final de 2012 foram microchipados cerca de 2,6 mil animais pelo Programa de Respeito Animal. Do início deste ano até o momento foram castrados 118 animais, que não receberam a identificação eletrônica devido a um problema dos microchips, que ficaram retidos na alfândega até a semana passada, já que os componentes são importados da Suíça pela distribuidora que fornece à Prefeitura.

O Centro de Castração fica na Rua Rondônia, nº 24, Barra Velha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3895-7229.

Benefícios do microchip:
- Identifica o animal em caso de roubo
- Agiliza o retorno em caso de fuga
- Identifica casos de abandono e maus tratos
- Transfere a responsabilidade na adoção
- Rastreia a população animal da cidade
- Integra o Programa de Respeito Animal às clínicas veterinárias,  ONG’s e a sociedade
- Auxilia o monitoramento das zoonoses e as medidas profiláticas no município
- Identifica e responsabiliza o proprietário por prejuízos e danos causados pelo animal, ou para o animal

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário