CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 4 de maio de 2013

Nhá Chica será primeira leiga a ser beatificada pela Igreja em Baependi MG

MINAS GERAIS: Nesse dia 4 de maio de 2013, Nhá Chica será beatificada em Baependi, interior de Minas Gerais. Filha de ex-escrava, mulata, analfabeta e leiga, termo usado pela Igreja Católica para definir os candidatos que não pertencem a uma ordem religiosa, Francisca de Paula de Jesus tinha uma sabedoria inexplicável, uma rotina completamente dedicada a sua missão de devoção a Deus, completo desprendimento de bens materiais e o dom da santidade.

Nhá Chica morreu no dia 14 de junho de 1895 com cerca de 85 anos, já que ninguém sabe ao certo quando ela nasceu. Em 1894, o médico carioca e também estudioso de hidrologia Dr. Henrique Monat, passava por Caxambu para estudar as águas da cidade e ouviu falar de Nhá Chica. Cético, porém curioso, conversou com a leiga e registrou toda a entrevista em seu livro “Caxambu”, no qual ele dedica todo um capítulo a contar a história dela. Este é um dos principais registros que se tem da beata.

A capela de Nossa Senhora da Conceição que Nhá Chica construiu em devoção a Santa foi demolida em 1940. Um santuário foi erguido anos depois no mesmo local, onde também estão os restos mortais da beata. A comissão em prol da beatificação de Nhá Chica começou em 1989 e foi concluída em 2012, com a assinatura do decreto pelo Papa Bento XVI. Em todos os anos de vida e morte da beata, incontáveis graças são atribuídas à leiga Mãe dos Pobres de Baependi.

A campanha para beatificá-la começou cerca de 100 anos após a sua morte e neste sábado (4) ela será reconhecida pela Igreja por tudo que representa.

Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário