CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 4 de maio de 2013

Conheça Nosso Litoral: Centro histórico de São Sebastião

São Sebastião é conhecida internacionalmente, berço de belas praias e de uma natureza impecável a cidade guarda uma vasta história desde os tempos coloniais. Casarões ainda mantem a imponência de uma época em que grandes barões imperavam na região com o ciclo da cana de açúcar. Com seus 377 anos é a cidade mais antiga do Litoral Norte e de  grande importante durante os primeiros anos do Brasil colônia. 


Características Arquitetônicas dos Prédios Históricos de São Sebastião: 

Convento Nossa Senhora do Amparo

 Convento de Nossa Senhora do Amparo
Foto: Passaport On -line
Os franciscanos instalaram-se, em 1650, no atual bairro de São Francisco, onde fundaram o Convento de Nossa Senhora do Amparo; trata-se de uma construção com fachada típica das Igrejas Franciscanas deste período.

O interior da construção também apresenta características comuns às Igrejas mais simples da época colonial. Nave única, capela-mor separada da nave por arco-cruzeiro. A construção demonstra solidez das construção em pedra, com ornamentação, vergas, obreiras e cunhais em pedra.

Igreja Matriz de São Sebastião

Igreja Matriz de São Sebastião
Foto: Divulgação PMSS

Prédio em pedra entaipada construído em fins do século XVII, foi reconstruído por volta de 1819. No final do século XVIII a Matriz já se encontrava em mau estado de conservação: em vistoria de mestres - pedreiros constatou-se que na construção em taipa e alicerce em pedra foi usado barro e areia, mas muito pouco ou nenhuma porção de cal. A partir de 1819 a Igreja possui o mesmo aspecto de hoje, salvo algumas reformas laterais e internas. Pode-se considerar que sua fachada e planta baixa possuem inspiração jesuítica (em seu frontão triangular, apenas uma porta principal, nave separada da capela-mor por arco cruzeiro comuns nas Igrejas mais simples dos setecentos).

Casa da Câmara

Símbolo da autoridade instituída, a Casa de Câmara e Cadeia de São Sebastião acompanha carcaterísticas da arquitetura civil do século XVIII: fachada simétrica, onde a porta central é flanqueada por dois tramos de janelas iguais de cada lado.Guarda ainda aspectos comuns a esse tipo de prédio público da época como a escada do lado externo. Casas de Câmara com telhados de quatro águas e arcaria no pavimento térreo são comuns em Portugal do século XVI ao XIX. 

A Casa de Câmara e Cadeia de Mariana (MG), por exemplo, possui as mesmas características de São Sebastião. Uma comparação mostra a simplicidade plástica da última, que possui cunhais, cornijas em estuque e quase nenhuma ornamentação. 

Por suas características arquitetônicas e construtivas, a Casa de Câmara e Cadeia de São Sebastião pode ser da segunda metade do século XVIII. 

Além disso, toda Vila com poder instituído deveria possuir sua Casa de Câmara e Cadeia. Ao lado desse edifício ficava o pelourinho, um dos símbolos do poder colonial.

Casa Esperança

Testemunho da prosperidade de São Sebastião na segunda metade do século XVIII, a Casa Esperança possui a maioria dos aspectos característicos da arquitetura civil e urbana do século XVIII. Sua construção é em pedra e cal, técnica que usa argamassa de cal e areia.Apresenta distribuição comum à época: andar térreo - saguão de entrada e escada, loja com depósito, peças para trabalhos domésticos ou guardados; sobrado grande, sala de frente em comunicação direta com a varanda da fachada, corredor central com fileiras de alcovas, salão de jantar e de estar com escada externa para o quintal e cozinha nos fundos. A fachada também é típica do século XVIII, possui disposição simétrica e ornamentação em pedra. O teto das salas principais é chamado "teto de gamela ou de armação", possui pinturas originais nas três salas nobres da frente, com paisagens cariocas do século XIX. As peças em pedra são símbolo de riqueza; algumas vinham de Portugal.

Fazenda Santana 

É um exemplo de engenho de açúcar. Construída em 1743, possui um sobrado de pedra entaipada, que abriga a residência, a Capela ornamentada com pinturas trabalhadas em ouro. A propriedade compreende também um aqueduto de pedra, senzalas, um canavial, zonas da mata para lenha, pastos onde todo trabalho era feito por mão-de-obra escrava. É uma propriedade particular, mas com permissão dos donos pode-se visitar a casa grande, e demais dependências da fazenda, inclusive a antiga "Casa da Farinha" com o tombo d’água, roda de fábrica e pilões. Dia 26 de julho é realizada a "Festa de Santana", padroeira da Fazenda.

Capela de São Gonçalo - Museu de Arte Sacra

Capela de São Gonçalo - Museu de Arte Sacra
Foto: Divulgação PMSS
Em 1969, o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológicoe e Turístico do Estado de São Paulo) tombou a Capela de São Gonçalo. Seu precário estado de conservação, fez com que, em 1980, fosse instalado o Museu de Arte Sacra de São Sebastião.Cerca de dez anos depois, a falta de manutenção adequada fez com que a Capela e os equipamentos do museu necessitassem de obras novamente. Com a criação de uma estrutura municipal, em 1992, foi possível iniciar um trabalho de restruturação do Museu. Em 1996, com o apoio de técnicos do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o trabalho foi concluído. 

As obras realizadas em 1996 procuraram devolver a integridade do monumento, sanando problemas de fissuras, cobertura, ataque de insetos xilófagos. Alguns elementos, como o altar-mor, o piso e telhamento devem ser objeto de futuras restaurações. A doação de novas peças, a recuperação da Porta do Passo e a colaboração da Igreja Matriz tornou possível a revitalização do acervo. Sendo assim, foi devolvido à comunidade um novo, mais atraente e significativo Museu de Arte Sacra.

Casa de Leis

A Casa de Câmara e Cadeia de São Sebastião remonta ao Séc. XVIII, edifício assobradado, em pedra e cal, de arquitetura típica de prédios públicos portugueses. No pavimento superior instalava-se a Câmara, já na parte térrea a Cadeia, onde ficava a Alcaidaria - Justiça. Até então o Conselho se reunia no Salão Paroquial ou em casa de algum político. O atual prédio da Câmara foi construído para ser residência e possui características típicas do séc. XVIII, construído em pedra e cal, foi alterado na déc. 50 com a troca de vitrôs e na déc. de 80 foi totalmente descaracterizado. Até 1920 a Câmara Municipal funcionava na antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje 20º Batalhão da Polícia Militar, a partir de 1921 com a aquisição deste prédio atual conforme Certidão do Registro de Imóveis, a Câmara ocupou até sua dissolução na déc. de 30, quando a Prefeitura passou a ocupá-lo. A partir de 1945 a Prefeitura e Câmara dividiram o espaço até a déc. 60 com a mudança do poder executivo e para a R. Sebastião Silvestre Neves.

* Dados retirados do Site Guia de São Sebastião
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso




Nenhum comentário:

Postar um comentário