CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 12 de maio de 2013

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será comemorado na próxima semana


SÃO SEBASTIÃO: O dia nacional da luta antimanicomial celebrado no próximo dia 18 de maio, será comemorado com série de atividades na cidade. A comemoração começa na próxima quinta-feira (16) a partir das 9h no Teatro Municipal. Este ano as ações serão desenvolvidas de forma conjunta entre o Caps I e o Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. 
São Sebastião hoje possui uma rede de atenção psicossocial em formação, onde a atenção básica, as clínicas de especialidades e o programa de atenção à saúde mental, buscam interligar-se proporcionando maior rapidez e encaminhamento ordenado dos distúrbios apresentados, sejam na área dos transtornos mentais ou na área de dependência química.
Com uma população de aproximadamente 76 mil habitantes, a cidade conta com duas unidades de Caps (I e AD), serviços que outros municípios de maior porte ainda não possuem. O Caps AD por exemplo, só existe em quatro cidades da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Atualmente as internações psiquiátricas e para dependentes químicos só acontecem em fase de crise, num período necessário apenas para o restabelecimento inicial, e, após a liberação deste paciente, os tratamentos desenvolvem-se nas unidades do Caps que também atendem aos casos que já vêem de triagem realizada pela rede de saúde municipal.
Os tratamentos são desenvolvidos por uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, monitores em oficinas culturais, entre outros, sempre visando um quadro multidisciplinar de atenção ao indivíduo e suas necessidades, inclusive proporcionando sua inclusão social.
Paralelamente ao evento, peças criadas pelos pacientes nas oficinas, como artesanato em cerâmica, madeira, bijouetrias e pintura em tela ficarão expostos durante todo o dia no hall do teatro municipal.
Programação 
9h – Abertura do período matutino
9h30 – Palestra sobre ‘Transtornos Mentais Severos’, com abordagem de Caps I
10h15 – Questionamentos do público
10h30 – Apresentação de Capoeira, Maculelê e Dança de Roda com pacientes do Caps I
11h30 – Encerramento das atividades matutinas
13h30 – Abertura do período vespertino
14h – Apresentação da Oficina de Vídeo, com material desenvolvido por pacientes do Caps I
15h – Apresentação de canto individual de paciente do Caps
15h30 – Apresentação de palestra sobre ‘Dependência Química’
16h30 – Apresentação de Coral de pacientes do Caps AD
17h30 – Encerramento

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário