CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Paraibuna registra tremor de terra de 3 graus na escala Richter

VALE DO PARAÍBA: Um tremor de terra de 3 graus na Escala Richter – que vai até nove – atingiu a cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo, durante a madrugada desta quinta-feira (13), segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O abalo foi captado à 1h17m35s em duas estações da universidade, uma em Lavras (MG) que fica a 250 quilômetros de Paraibuna e outra em Sapucaia (RJ), distante 300 quilômetros da cidade. De acordo com a Defesa Civil, não houve incidentes na cidade.

As causas do tremor ainda são desconhecidas, mas a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), responsável pela represa do município, informou por meio de nota que os registros do sismógrafo da usina de Paraibuna foram enviados ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) para análise dos dados e que um relatório sobre o caso devem ser entregues até o fim da tarde desta quinta-feira (23).

Não é a primeira vez que Paraibuna registra eventos como esse. O sismógrafo instalado na represa registra mil pequenos abalos sísmicos na região por ano, de acordo com a Cesp. Os dois últimos casos ocorreram em 2011 e não ocasionaram danos maiores aos moradores. 

Em setembro de 2009, o susto foi maior e o tremor atingiu magnitude de 3,6 graus na escala Richter, o maior das últimas três décadas, segundo a Cesp.

De acordo com pesquisadores, embaixo da represa de Paraibuna existe uma falha geológica. De tempos em tempos, as placas tectônicas se acomodam e por isso ocorrem os tremores.

Outros registros no Vale

Em abril de 2008, a população do Vale do Paraíba e do Litoral Norte também se assustou com um tremor. Em São José dos Campos, os moradores de prédios foram os que mais sentiram o abalo. Os bombeiros receberam mais de 100 ligações de pessoas relatando o incidente.
O último caso do tipo ocorreu em fevereiro de 2010 e também foi em São José dos Campos. Os moradores de um edifício na região central sentiram os reflexos de um terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário