CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 21 de maio de 2013

Imagens inéditas de Ilhabela podem ser vistas no “Roteiro Cultural Caiçara”



ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, abriu a exposição “Vida Caiçara” durante a 13ª Semana da Cultura Caiçara, no último dia 14 de maio. A mostra exibe objetos tradicionais muito utilizados no passado pela população ilhabelense, tais como o pilão de madeira, cuscuzeira de cerâmica e chuveiro antigo de cobre, confeccionados artesanalmente.  Além de objetos de uso cotidiano, a nova mostra exibe ainda uma diversidade de artesanatos caiçaras, até os dias de hoje, produzidos pelas comunidades. 

Dentre eles destacam-se as bonecas de pano, os tecidos de retalhos, embarcações de madeira, contas de cerâmica, entre outros exemplares do rico patrimônio material dos caiçaras de Ilhabela.

Na mostra podem ser vistos ainda os equipamentos utilizados artesanalmente na produção da farinha de mandioca, como a roda de ralar, a prensa e o tacho de cobre, além de uma diversidade de palavras típicas do linguajar caiçara de Ilhabela. A mostra “Vida Caiçara” exibe ainda uma sala exclusiva dedicada a homenagear a Congada de Ilhabela e seus congueiros, expondo em uma vitrine a bela farda do eterno Secretário da Congada Zé de Alício, falecido em 2005.

Roteiro Cultural Caiçara

O público pode percorrer também o novo Roteiro Cultural Caiçara, elaborado pela Secretaria da Cultura e que contempla os principais atrativos históricos, culturais e arquitetônicos da Vila. Munidos de um mapa da Vila com os indicativos dos atrativos, o visitante pode se deslocar pelo centro, visitando cada exemplar do patrimônio edificado de Ilhabela e recebendo informações sobre a história de cada local expostas ao lado do atrativo. Além dos textos informativos, o visitante poderá ver também fotografias inéditas desses atrativos, obtidas pela arqueóloga Cintia Bendazzoli em levantamentos realizados no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Arquivo do Estado de São Paulo.

Para obter o mapa do Roteiro Cultural Caiçara o visitante deverá se dirigir a Secretaria da Cultura, ponto de partida do Roteiro, na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.

A mostra “Vida Caiçara” pode ser visitada durante todo o mês de maio e durante a Semana da Cultura Caiçara. Mais informações na Secretaria da Cultura de Ilhabela: (12) 3896-1747

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário