CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Prorrogadas as inscrições para o concurso fotográfico Agnelo Ribeiro em São Sebastião



SÃO SEBASTIÃO: As inscrições para o concurso fotográfico “Agnelo Ribeiro” foram prorrogadas até o dia 24 de maio. Agora, fotógrafos de São Sebastião e da região terão a chance de mostrar seu talento e ainda levar uma máquina fotográfica digital como prêmio. O concurso é realizado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, em parceria com empresa Foto Centro.
O objetivo é valorizar, resgatar e difundir a arte da fotografia em uma cidade que tem um significativo patrimônio cultural, tanto no que se refere à cultura material, quanto à imaterial e paisagística.
A ideia também é despertar a criatividade dos munícipes e revelar talentos do meio, além da divulgação das fotos vencedoras e, consequentemente, dos fotógrafos. As imagens campeãs comporão o acervo de uma exposição especial a ser exibida na cidade.
As fotografias devem focar aspectos relacionados aos temas propostos: fachadas de casarões, olhar caiçara e natureza  e Ecologia – todas no município sebastianense. Os trabalhos que não estiverem vinculados diretamente a estes temas serão desclassificados.
Os primeiros colocados de cada categoria receberão como premiação uma câmera digital, além do certificado. Já os segundos e os terceiros lugares receberão certificação.
Participantes
Os interessados em participar podem obter mais informações no edital disponibilizado no site oficial da prefeitura e na própria Sectur.
Para participar do concurso é preciso ter acima de 15 anos e, no caso dos menores de idade, a autorização dos pais. Após o devido preenchimento da ficha de inscrição, ela deverá ser entregue na Sectur, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Cada candidato poderá participar com no máximo, três trabalhos, os quais não serão aceitos em grupo e nem fotos que já tenham sido premiadas em outros concursos. O campeão de uma categoria estará automaticamente excluído da primeira colocação nas outras duas.
Agnelo Ribeiro
O município de São Sebastião deve seu acervo fotográfico-histórico-cultural a Agnelo Ribeiro dos Santos, um afeiçoado por fotografias desde jovem. Apesar de ser um caiçara sebastianense de nascimento, viveu em cidades como Santos e Ribeirão Preto, devido a profissão do seu pai, seu Antoninho Silveira, que foi fiscal de rendas federal.
Agnelo aprendeu a fotografar na velha máquina de fole com tripé, com as chapas de vidros – nas quais se colocava um pano preto para poder focar e manipular o filme, conhecida também como chapa do tipo “lambe-lambe”. Por onde andava ele registrava panoramas e flagrantes do dia-a-dia.
Em São Sebastião não perdeu oportunidade e fotografou casas, pessoas e festas de todos os gêneros. Com as obras do porto  em 1930, Agnelo passou a trabalhar com sua canoa para a firma construtora Civilhidro e registrou todas as fases da obra.  Suas fotografias retratam as praias e recantos da cidade e incluem até via aérea, feitas no avião de um amigo.
Por seu espírito de servir ao próximo, o retratista ainda ajudava a comunidade com fotos para documentos. 
Serviço: A secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião fica na Avenida Doutor Altino Arantes (Rua da Praia), nº 174 – Centro. O edital do concurso também pode ser consultado no site www.saosebastiao.sp.gov.br 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário