CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Bombeiros esperam por doadores na Campanha “Sangue Bom” no dia 4 de julho em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: O Corpo de Bombeiros de São Sebastião espera receber na próxima quinta-feira (4) o máximo possível de doadores na Campanha "Bombeiro Sangue Bom”, que celebra o Dia do Bombeiro Brasileiro comemorado, oficialmente, em 2 de julho.
A ação, realizada anualmente em todo o Estado, é desenvolvida na cidade em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté e Hospital de Clínicas de São Sebastião, visa atender as necessidades do Banco de Sangue taubateano responsável por abastecer as quatro cidades do Litoral Norte.
Realizada simultaneamente em todos os Corpos de Bombeiros paulista em São Sebastião, a exemplo do ano passado, o posto de coleta será no quartel do Corpo de Bombeiros, na região central da cidade, onde serão distribuídas senhas aos doadores  das 9h45 às 12h. A coleta, propriamente dito, começará às 10h com encerramento previsto para as 14h.
Para tanto, a Corporação convida a comunidade para participar deste gesto solidário que pode salvar vidas, bastando  ao doador estar dentro dos requisitos necessários, ou seja, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50kg e não estar em jejum (deve evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação), e levar consigo, na hora da doação, o documento oficial de identidade com foto, isto é,  RG, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira do Conselho Profissional ou ainda Carteira Nacional de Habilitação.
Responsabilidade
A sinceridade ao responder ao questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Especialistas alertam sobre a importância de nunca doar sangue se a intenção é apenas fazer o exame para Aids. Neste caso, a orientação é para que procure um Centro de Testagem Anônima, a exemplo do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), do Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade, que disponibiliza o teste gratuitamente.
Também é preciso ter consciência e atenção à chamada “janela imunológica”, período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite, etc) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
Segundo informações, há alguns impedimentos temporários e definitivos que devem ser levado em consideração pelo voluntário, bem como intervalos entre as doações a serem obedecidos e cuidados pós-doação. Confira:
Impedimentos temporários:
- Febre,
- Gripe ou resfriado,
- Gravidez,
- Puerpério (parto normal  = 90 dias; cesariana = 180 dias)
- Uso de alguns medicamentos,
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Impedimentos temporários pós-procedimentos médicos e prazos:
- Extração dentária: 72 horas,
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses,
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses,
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação,
- Transfusão de sangue: um ano,
- Tatuagem: um ano,
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
Impedimentos definitivos:
- Hepatite após os dez anos de idade,
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas,
- Uso de drogas ilícitas injetáveis,
- Malária
Intervalos para doação 
- Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)
Cuidados pós-doação:
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas,
- Aumentar a ingestão de líquidos,
- Não fumar por cerca de duas horas,
- Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas,
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas,
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.
Serviço: O Batalhão do Corpo de Bombeiros fica na Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, 550, no Centro. O telefone para informações é o (12) 3893-1166.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário