CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 30 de julho de 2013

Educação Ambiental se une a arte e ensina crianças na Fundação Mar em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: A Fundação Mar, com o apoio da Administração, cedeu seu espaço na Praia Grande, região central da cidade, para promover um domingo (28) diferente, divertido e educativo para crianças e também para dar cara nova à parede externa do museu com arte ambiental de Alexandre Huber.
Inspirados no trabalho de um artista plástico ambiental que virou sinônimo no país, na luta pela conscientização e preservação ambiental da vida marinha onde por meio da magia das tintas, atuando sempre junto a diversas ONG’s, a Fundação resolveu convidá-lo pra ilustrar a parte externa do local, um mural de 30 metros, e aliou a isso uma atividade direcionada à educação ambiental para crianças.
Em meio ao trabalho de pintura no painel, Huber ofereceu uma oficina para as crianças que foram à praia, onde distribuiu telas, fez desenhos a pedido dos pequenos e os ensinou a pintar. Cada uma das crianças levou pra casa uma obra de arte inspirada na vida marinha.
Preocupado em ensinar cada passo do processo com orientações sobre ecologia e em contar curiosidades sobre os animais marinhos, o artista falou sobre a importância de levar a consciência de preservação do meio ambiente para as crianças, não somente para formar um cidadão responsável pela preservação, como usá-lo de forma importante para tentar corrigir os adultos em seus hábitos equivocados, tanto na família como na comunidade. “Quando a criança aprende a importância da preservação e entende ser preciso aplicar isso no dia à dia e dentro de sua própria casa, pode se tornar um agente difusor de boas práticas colaborando dessa forma para levar a consciência da preservação ambiental para um número cada vez maior de pessoas”, ressaltou o artista.
Para Pedro Delmonte Tarrago Corrêa, biólogo do museu da Fundação Mar, todas as atividades voltadas à educação ambiental têm uma sensível colaboração para formar cidadãos preocupados com a conservação do meio ambiente. “Isso, desde as crianças até mesmo adultos, pois apesar de muitos não terem essa preocupação, eu acredito que nunca seja tarde para desenvolve-la”, salientou.
No painel do museu, sede da Fundação Mar, Huber pintou tartarugas, mamíferos marinhos e uma variedade de espécies de peixes, retratando no local as maravilhas do oceano. “Estar em São Sebastião foi um prazer; mergulhamos de corpo e alma na natureza, seja pela riqueza da Mata Atlântica em terra firme ou pela exuberante fauna marinha presente neste litoral”, declarou.
A atividade contou com a participação de crianças da Casa da Criança e do Adolescente e das que estavam no Balneário dos Trabalhadores a passeio. A cuidadora da Casa, Valdineia dos Santos de Jesus, falou que essas atividades são sempre muito enriquecedoras. “Elas aprendem uma série de coisas que agregam seus conhecimentos, como os de meio ambiente hoje, e também aprendem a socialização”, disse.
A enfermeira Debora de Almeida Tubini, que já morou na cidade e mantém uma casa de veraneio, levou a pequena Julia para participar da oficina. “Viemos ontem aqui e soubemos da atividade, então resolvemos trazê-la e ela está entusiasmada com tudo que está aprendendo e com a produção do quadrinho. Acho esse tipo de ação extremamente importante e necessária para que este aprendizado se torne cada vez mais presente eficiente”, comentou.
O artista conta com o apoio das Tintas Eucatex, Pincéis Tigre e Telas Souza, que acreditam ser a arte a grande aliada na busca dos Futuros Guardiões do Meio Ambiente.
Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontras no site www.huberartemarinha.com.br
Serviço: A Fundação Mar, atua diretamente na Educação e Conscientização Ambiental através de visitas monitoradas no seu Museu localizado na avenida Vereador Antônio Borges nº 1905, no Balneário dos Trabalhadores, situado na Praia Grande, e tem entrada gratuita. O telefone para informações é o (12) 3862-6936.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário