CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 2 de julho de 2013

V Rota Gastronômica do Cambuci chega a Caraguatatuba

No dia 14 de julho de 2013 das 09:30 as 18:00, será realizada no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar  e pela Fundação Fundação a V Rota Gastronômica do Cambuci. O objetivo é incentivar o consumo do fruto como forma de gerar o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico sustentável, além de promover ações culturais nas cidades participantes do evento. A rota já passou por Rio Grande da Serra, Paraibuna, Perelheiros, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O encerramento será no bairro do Cambuci – São Paulo nos dias 21 e 22 de setembro.

A fruta era apreciada pelos índios desde a época pré-colombiana. Devido ao formato que lembrava as panelas de cerâmica usadas pelos nativos ganhou o nome de cambuci que significa “vaso” ou “pote”.

Séculos mais tarde uma cachaça curtida com o fruto agradou aos tropeiros. Nessa época, o então bairro do Cambuci, em São Paulo, era um ponto de parada desses viajantes. Estava ali a entrada da cidade para quem subia a serra e passava pelo Córrego do Lavapés (hoje a rua dos Lavapés), que ganhou esse nome porque era ponto de parada dos tropeiros que lavavam os pés, descansavam e experimentavam a famosa aguardente com cambuci antes de seguirem viagem. A tradição dessa pinga, aliada ao grande número de cambucizeiros no local, foi o que deu origem ao nome do bairro aumentando a fama da aguardente que nos dias de hoje é a nível nacional.

Além das tradicionais cachaças, destacam-se entre as novidades, sorvetes, geléias, cupcakes, doces e salgados dos mais variados além da linha de cosméticos que incluem shampoos, condicionadores, sabonetes, leavings e cremes de tratamento, feitos com extratos de Cambuci, sem contra indicações de uso e que não agridem o meio ambiente por serem feitos com agentes naturais.



O evento contará com a participação das cidades envolvidas na Rota além de produtores locais. Apresentações culturais promovidas pela FUNDACC, moda de viola, bandas locais e artesanatos locais serão alguns dos atrativos do Evento.



A entrada é gratuita. O evento será realizado na sede do Parque na Rua do Horto Florestal 1.200 Rio do Ouro das 9h30 às 17h00.


Participe e surpreenda-se com as diversas formas de utilização dessa fruta que é nativa de nossa Mata Atlântica.

Mais informações mande um e-mail para nucleocaragua@hotmail.com.br ou entre em contato pelo número: (12) 3882-3166 / 3882-5999

Confira as fotos do Evento de 2012








Fotos: Divulgação PESM - Núcleo Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário