CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Batalhas Gigantes x Gigantes revelam audácia e irreverência dos B.boys



SÃO SEBASTIÃO: Irreverência, audácia e espírito de competitividade foram os que B.boys e B.girls demonstraram durante a segunda edição da “Gigantes x Gigantes”, a terceira maior batalha de break dance do Litoral Norte, realizada em São Sebastião,na noite da última sexta-feira (25).
Com uma programação que abrangeu os quatro elementos da cultura hip hop: “dança, MCs (consciência/músicos), Djs (raiz) e o Grafite (arte e expressão), o evento começou às 13h, com uma mesa redonda onde só tinham as maiores “feras” do movimento, como disseram os
idealizadores Edson dos Santos, o Guerreiro, e Fábio Mathias Cantarino.
A programação foi realizada pela Administração por meio da secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria Estadual da Cultura.
Segundo Guerreiro, este ano o evento foi inovado, reunindo personalidades da velha guarda do hip hop, como Marcelinho Back Spin e a juventude que já brilha pelo mundo como B.boy Klesom. “Estou muito feliz por mais uma edição de sucesso. A ideia é melhorar e aperfeiçoar sempre. Creio que estamos no caminho certo”, comemorou. 
Batalha
A atração mais esperada do “Gigantes x Gigantes” foi a grande batalha de B.boys, que reuniu 22 duplas de diversas cidades do Estado,  além dos competidores de Santa Catariana, Minas Gerais e até de Brasília (DF).
Com apresentação de ninguém menos que Rooneyoyo, que rodou o mundo participando de batalhas, e de Carlos Magno, da secretaria de Esportes de São Sebastião, a disputa “pegou fogo”, como disseram os apresentadores. Na primeira etapa, foram sorteados dois grupos com 11 duplas cada. Após uma entrada de cada participante, os jurados decidiam quem seguia na competição e quem se despedia.
A batalha ficava mais difícil de ser avaliada a cada etapa. Mas os jurados tinham muita experiência e mandaram muito bem. O corpo de júri foi composto pelo B.boy Klesom, que competiu na BC One, a batalha de B.boys mais famosa do mundo; por Marcelinho Back Spin, simplesmente um dos criadores do movimento break São Paulo, com mais de 27 anos na dança, e pelo Beto Japonês, anfitrião do break na cidade.
 A grande final ficou com duas duplas da Grew All Steps, de São Carlos. Rude e TK garantiram uma performance audaciosa com movimentos acrobáticos e muito ritmo e levaram o troféu e o prêmio de R$ 2 mil.
Segundo os jovens, o dinheiro já tem destino certo: a educação das filhas. “Vamos comprar materiais escolares pra elas”, comentaram os dois B.bboys/papais felizes por utilizarem a dança para complementar o orçamento familiar.
Já os segundo colocados, Erikiler e Negrute, tinham mesmo que ganhar, como confessaram. “Nós viemos sem grana para voltar para casa apostando na vitória. Estamos muito felizes com o segundo lugar, por sermos do mesmo grupo. Então tá tudo em casa (sic)”. 
Mesa Redonda
Durante a mesa redonda, DJ Ninja, que prestigiou o evento também no ano passado, falou sobre a função dos DJs no movimento hip hop. “Nós iniciamos o movimento, somos a raiz de tudo isto. Sem a gente não tem batalha, pois são os DJs que ditam o ritmo aos B.boys.”, disse.
E a conversa ficou cada vez mais interessante, com uma grande participação do público que não se conteve em fazer perguntas. O diretor de Cultura e Turismo da pasta, Emanuel Araújo, destacou o sucesso do projeto. “Este é um sonho muito antigo do Guerreiro, pensado há mais de quatro anos. O ano passado foi um sucesso e este ano também. A secretaria municipal  sempre apoia as causas que promovam a liberdade de expressão, e o hip hop é um grande instrumento para isto”, destacou Araújo. 
O assessor especial de Projetos para Hip Hop do Governo do Estado, Marcio dos Santos, também estava na mesa e destacou que “o reconhecimento e a urbanização de uma cultura sempre marginalizada, contribui muito para uma sociedade mais justa”.
Depois da conversa, o público pôde participar de um workshop de popping (um estilo de dança hip hop) ministrado pelo B.boy Zoio, da Dynamic Break em Santos. A programação seguiu com as apresentações de dança de rua do grupo Urbano’s, exposição de grafites e apresentações de rap. 

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário