CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Turistas e moradores recebem dicas de prevenção à Dengue


CARAGUATATUBA: Desde dezembro, com a chegada do verão e da alta temporada, fiscais de saúde pública e agentes de zoonoses percorrem as praias de Caraguá, nos finais de semana, dando dicas e orientações sobre como se prevenir contra a Dengue.

Nove agentes, divididos em três equipes, abordam moradores e visitantes nas praias, das 8h às 14h aos finais de semana com dicas de prevenção. Durante a ação, que será realizada até o Carnaval, há distribuição de panfletos informativos sobre a doença e também sobre o perigo da permanência de animais domésticos na praia.

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Garrido, afirmou que a população, durante a abordagem dos agentes, escuta e afirma saber sobre tudo que está sendo explicado. “Falta agora, colocarem em ação", disse.
As principais orientações contra o mosquito da Dengue incluem verificar se há possíveis criadouros, latinhas, caixa d'água aberta, ralos, calhas e bomba de piscina. Na hora de ir embora, o visitante ou veranista deve fechar todos estes recipientes e outros que acumulem água. Piscinas devem ser mantidas limpas e tratadas periodicamente e fechadas na ausência dos moradores.

De janeiro a dezembro de 2012, os agentes da secretaria de Saúde visitaram 256.554 casas orientando e dando dicas contra a proliferação do mosquito da Dengue.
Segundo Garrido, a redução no número de casos mostra que o trabalho foi eficiente. "Em 2011, tivemos 1.165 casos positivos e, em 2012, apenas 177 confirmados", disse.
Todas as ações desenvolvidas no ano passado envolveram visitas a móveis especiais (lugares com maior concentração de pessoas, como ginásios e hospitais), com a realização de bloqueios, nebulização, arrastão, entre outras prevenções.

Durante a semana, o CCZ segue com sua rotina das 8h às 17h e também com visitas e orientações. Dúvidas, denúncias e pedidos de vistoria podem ser feitos pelo telefone  (12) 3887-6888, de segunda a sexta. 


Fonte : Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário