CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Conheça nosso Litoral: As Cachoeiras de Ilhabela

Mata Atlântica preservada pelo Parque Estadual
de Ilhabela 
Foto: Divulgação Fundação Florestal 
A partir de hoje a Rede ManacÁ irá trazer alguns atrativos do nosso Litoral Norte Paulista - desde praias até atrativos desconhecidos pelo grande público. A missão é vasculhar o máximo de informações para trazer o que há de melhor no nosso litoral para turistas e também para moradores. Por isso vamos começar falando sobre as cachoeiras único município arquipélago do Brasil.

Ilhabela está localizada na ilha de São Sebastião que foi batizada pelo navegador Américo Vespúcio em expedição pela costa brasileira no ano de 1502 como homenagem ao santo do dia. É o município menos populoso do Litoral Norte com cerca de 28 mil habitantes. Seu acesso principal é pela balsa que faz a travessia entre São Sebastião e a Ilha.
Um ponto que chama bastante atenção é a Mata Atlântica, preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela. Ao todo mais de 80% do município é área de preservação. E é nesse patrimônio natural que se encontram as mais belas cachoeiras da ilha.

Cachoeira da Água Branca

Antigamente a imensa queda d'água, com mais de 65 m de altura, já moveu a turbina da antiga usina hidrelétrica que gerava toda a energia da Ilha. Hoje, após ter seu curso de água represado por uma barragem de pedras, entre a nascente do rio e a cachoeira, pouco se pode ver da cachoeira que ali existia.


Onde está: a uma altitude de 250 mts do nível do mar, com lugares para descanso e lazer.

Como chegar: caminho de acesso fácil, com 05 trilhas para diferentes cachoeiras, com 2.500 mts de comprimento, aproximadamente 2 horas de caminhada.

Cachoeira do Gato
A cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela
Foto: Divulgação Fundação Florestal

A cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela, com cerca de 80 m de altura. A água escorre de um paredão rochoso quase vertical, e numa segunda queda, de cerca de 15 metros, cai reta sobre um grande poço. Para chegar a essa cachoeira, há uma trilha que sai da ponta esquerda da praia de Castelhanos, e leva aproximadamente 25 minutos para ser percorrida. O local é grandioso, sem paralelo em todo o litoral de São Paulo. A cachoeira é tão grande que, mesmo localizada no meio da mata fechada, pode ser vista do mar, pelos barcos que passam na baía de Castelhanos. A força da água, que desce do alto do paredão rochoso, é enorme. Um banho debaixo dessa gigantesca ducha é uma experiência inesquecível. Abaixo da queda principal há pelo menos outras cinco pequenas quedas, com poços de águas cristalinas, excelentes para um mergulho. 


Onde está: no lado leste da Ilha, a meia altura nas montanhas que cercam a baía de Castelhanos. 

Como chegar: a trilha começa na extremidade esquerda da praia de Castelhanos, desvenda-se no meio da mata uma queda d'água de aproximadamente 40 mts de altura, após aproximadamente 1:20 hora de caminhada


Cachoeira da Laje

Um dos mais belos locais da Ilha, a cachoeira da Laje reúne vários poços de águas limpíssimas e um escorregador com cerca de 30 m de comprimento. Ela fica ao sul da Ilha, na trilha que liga a ponta da Sepituba (último local ao sul da Ilha onde é possível chegar de carro) à praia do Bonete (maior e mais tradicional comunidade caiçara da região). Do ponto onde é necessário estacionar o carro, são cerca de 40 minutos de caminhada pela floresta. Uma seqüência de poços vai descendo a montanha, até que o rio acaba desaguando no mar. Na direção oposta, para o alto da montanha, também há vários poços e quedas d'água que merecem ser explorados. A trilha passa dentro do Ribeirão da Lage, não há como errar. Atravessando o rio há uma pequena picada à direita, que leva para a queda principal e o grande escorregador. 

Onde está: no sul da Ilha, na trilha que une a Ponta da Sepituba à praia do Bonete, toma-se um caminho de aproximadamente 04 km. 

Como chegar: siga com o carro para o Sul, até o final da estrada; daí siga pela trilha, numa caminhada de aproximadamente 1:20 hora; não é necessário a companhia de guias.

Cachoeira da Toca

A cachoeira da Toca é a mais conhecida de Ilhabela. Tem uma ducha forte, com cerca de 3 m de altura, e um grande escorregador "o maior da Ilha" com cerca de 50 m de extensão. A Toca, que dá nome ao local, é uma grande gruta ao lado da qual a cachoeira cai. O rio passa por dentro da gruta, desembocando num pequeno escorregador. O local era sede de um antigo engenho de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região. 


Onde fica: Localizada no caminho para Praia de Castelhanos, propriedade particular com várias quedas d'água e poços e um poço semi coberto por uma enorme pedra, intitulando o nome do lugar, fácil acesso, duração de 20 min. de caminhada.


Cachoeira dos Três Tombos

Cachoeira dos Três Tombos - Foto Divulgação


Essas três quedas são das mais fáceis de serem alcançadas é possível estacionar o carro a poucos metros. É uma das mais agradáveis para banhos da Ilha. A primeira queda, já recebe o visitante com uma forte ducha, com mais de cinco metros de altura, e um poço profundo, com cerca de 100m2. As duas quedas mais ao alto são alcançadas por uma trilha com um total de 400 m de extensão. A segunda queda é pequena, e dá acesso à laje por onde escorre a água que alimenta a primeira ducha.As pedras escorregadias tornam esse local extremamente perigoso. A terceira é a maior das três quedas.Um paredão rochoso de mais de 20 m de altura, de onde a água despenca com bastante força, caindo diretamente sobre as pedras. 

* Dados baseados no site: Ilhabela SP
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário