CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça nosso Litoral: Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba

Os rios protegidos pelo Núcleo abastecem
Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

 Foto: Diego Cardoso
O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar criado pelo decreto estadual n° 10.250 de 30 de agosto de 1977 integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo através da Fundação Florestal. Com aproximadamente 60 mil hectares engloba os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e Salesópolis, guardando mananciais que abastecem Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

O Núcleo Caraguá possui atualmente três trilhas onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.

Caminhadas levam ao interior da mata onde os visitantes entram em
contato com a natureza. Foto: Divulgação:  PESM - 
Núcleo Caraguatatuba
Trilha dos Tropeiros é um antigo caminho das tropas que faziam o comércio do Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Com 8 km de percurso, é indicada para pessoas com habilidade em trilhas, pelo alto nível de dificuldade. No trajeto, os visitantes encontram cachoeiras, árvores centenárias como Jequitibás de até 300 anos e muros de pedras da época das tropas que por ali trafegavam.

A trilha pode ser visitada sempre nos finais de semana, a partir das 9h, com duração de 5h. Os interessados em participar precisam agendar a vista com antecedência e pagar uma taxa de R$ 30 por pessoa. Os participantes são acompanhados pela AMAC - Manacá.

Cachoeira da Pedra Redonda
Foto: Miguel Nema Neto
Outra opção é a Trilha do Poção. Com 3,5 km, o trajeto faz e parte do programa Trilha de São Paulo. Possui nível de dificuldade médio e no percurso, os aventureiros atravessam duas vezes pelo Ribeirão do Ouro e pela mata fechada até chegar à cachoeira da Pedra Redonda, que possui seis metros de queda e poço para banho de dois metros de profundidade.
O horário de saída é sempre às 9h e 13h e não é necessário agendamento, basta chegar a sede com 15 minutos de tolerância. Taxa de 20,00 por pessoa. 


Que tal sair da rotina e embarcar em um
passeio noturno?
Foto: PESM - Núcleo Caraguatatuba
Na Trilha do Jequitibá, o visitante é acompanhado por um monitor ambiental do Parque. O trajeto corresponde a 1,2 km de extensão. O principal atrativo é a piscina natural formada pelo rio Santo Antônio e um escorregador natural. Para a visitação não é preciso agendamento e a trilha pode ser feita a qualquer hora do dia. Possui uma taxa de conservação de 9,00 por pessoa. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam. Estudantes pagam meia entrada

Como visitar?

O parque também tem área de lazer com quiosques e playground. Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.
Para agendamentos entre em contato pelo tel.; (12) 3882-5999 ou pelo e-mail: nucleocaragua@hotmail.com.br

Endereço:
Rua do Horto Florestal 1.200 - Rio do Ouro


TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário