CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Conheça nosso Litoral: Ilha Anchieta

Vista panorâmica do antigo presídio
 Foto divulgação - Fundação Florestal

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos principais atrativos turísticos do Município de Ubatuba. Habitada por índios até o inicio do século XIX, foi conhecida nesta época como Terra de Cunhambebe, que era o chefe da Confederação dos Tamoios. Batizada pelos colonizadores como Ilha dos Porcos, em 1904 teve nela instalada uma colônia correcional, posteriormente se transformando em presídio político.

 Praia do Engenho, com águas transparentes e alta
diversidade de espécies marinhas
Foto: Diego Cardoso
Em 1952, esse presídio protagonizou a pior rebelião da história do sistema carcerário, com vários presos e policiais mortos em confrontos durante dias na ilha, sem contar as tentativas de barbáries que os detentos queriam contra os parentes dos funcionários que moravam na ilha.
A rebelião de 52 foi um dos principais motivos para que o presídio fosse desativado na ilha e criassem outros estabelecimentos prisionais como a Casa de Detenção de São Paulo , no bairro do Carandiru.
Até hoje, a ilha tem histórias de fantasmas de presos que vagam por ali. Além disso, a Vera Cruz fez um filme anos depois que tratou do assunto, "Mãos Sangrentas".
O nome da ilha foi mudado para Ilha Anchieta em 1934, como parte das homenagens ao quarto centenário do nascimento do Padre José de Anchieta.
Sua parte histórica, tombada pelo CONDEPHAAT, possui mais de 2.000 m² de edificações conservadas, juntamente com as ruínas antigo Presídio, Quartel e Vila Civil pertencentes à Colônia Correcional do Porto das Palmas.  Em 29 de março de 1977 por meio de decretos e leis 9.629, a Ilha se transforma em Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Atualmente, o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) é um dos principais atrativos históricos e ecoturisticos de Ubatuba possuindo trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil.

Como Visitar?

Mergulho pelo Costão Rochoso com uma rica
e complexa comunidade biológica 

Foto divulgação - Fundação Florestal
Para ter acesso ao Parque Estadual da Ilha Anchieta, é preciso pagar uma taxa de R$ 12,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. Para as trilhas subaquáticas, o agendamento pode ser feito no local. Para agendar visitas, o interessado deve ligar para  (12) 3832-1397 ou escrever para pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br . 

* Baseado em informações dos sites ilhaanchietatrip, Wikipédia e Fundação Florestal

TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário