CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Exposição “Santos emparedados” já pode ser visitada em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: Visitantes e munícipes de São Sebastião podem conhecer um pouco sobre a história e cultura da cidade por meio de exposições artísticas. A mais recente delas, denominada “Santos emparedados”, aberta na quarta-feira (16), traz ao público uma material raro e com muito a transmitir. Ela está a disposição do público, gratuitamente, no Museu de Arte Sacra.
A mostra é composta por oito imagens sacras e um quadro de óleo sobre tela. As imagens estavam literalmente emparedadas na Igreja Matriz de São Sebastião e foram resgatadas há mais de uma década, quando foi realizada a restauração do local. Depois de um rigoroso processo de recomposição, as peças foram remontadas e agora, entregues de volta à população para essa mostra.
Além da abertura oficial da exposição, também foi lançado o “Catálogo do Museu de Arte Sacra de São Sebastião”, criado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural (Deppat). O objetivo é levar ao conhecimento público o trabalho de restauração do acervo, que traz importantes obras com um rico contexto histórico da cidade.
A abertura da exposição contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Para a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, o restauro das imagens foi um grande ganho para os sebastianenses, pois representam uma época de grande importância na história do país. “O acervo deve ser motivo de orgulho para os caiçaras, pois proporciona um enriquecimento cultural para moradores e turistas”, disse.
O pároco da Igreja Matriz, o padre Sérgio Lucio dos Santos, ressaltou também a importância do acervo. “Estas imagens, além de ajudarem a compilar o rico contexto histórico da cidade, ainda nos remetem ao que vem de Deus”, contou.  
A diretora (Deppat), Rosângela Dias da Ressurreição falou de sua felicidade por ter feito parte do processo desde o início do processo, até a grande exposição. “Durante a reforma da Igreja Matriz, no ano de 2001, cinco imagens sacras foram encontradas no interior de uma parede, num vão obstruído no fim do século XIX. A partir daí iniciou-se um longo processo até o restauro”, explicou.
As imagens foram localizadas em estados de conservação diferenciados, porém bastante deterioradas. Algumas estavam despedaçadas em centenas de fragmentos. Uma das imagens, a de Santa Luzia, foi restaurada em 2006; as demais ficaram catalogadas e armazenadas.
A atual gestão não mediu esforços para o restauro. Durante a administração 2009/2012, recuperou um antigo projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o restauro destas obras que fazem parte da história de São Sebastião.
O BNDES já havia sido acionado anteriormente e destinado uma verba no valor de R$ 56 mil, mas a transação acabou por não se efetivar, sendo este projeto retomado pela Administração de Ernane Primazzi (PSC). A empresa Julio Moraes Conservação e Restauro Ltda, especializada em restauro de imagens sacras, foi contratada para a execução dos trabalhos.
“Esta noite foi muito especial para mim. Estou com a sensação de dever cumprido, pois fiz o que pude para proporcionar ao município este grande presente”, disse Rosângela.    

Acervo
1 – Imagem (emparedada): ‘Virgem e o Menino’ – autor não identificado, séculos XVI-XVII, cerâmica.
2 – Imagem (emparedada): ‘Imagem de Bispo’ – autor não identificado, século XVII, cerâmica modelada e policromada.
3 – Imagem (emparedada): ‘Imagem de Cristo’ (crucifixo) – autor não identificado, séculos XVIII-XIX, cera e gesso tingido, modelado e policromado.
4 – Imagem (emparedada): ‘Santo Antônio’ – autor não identificado, século XVII, cerâmica modelada e policromada.
5 – Imagem (emparedada): ‘Santa Luzia’ – autor não identificado – século XIX – cerâmica
6 – Imagem (acervo): ‘Cristo Morto’ – autor não identificado, séculos XVIII-XIX, madeira.
7 – Imagem (acervo): ‘São Gonçalo’ – autor não identificado – séculos XVII-XVIII, cerâmica policromada com adereços em metal e madeira.
8 – Imagem (acervo): ‘São João Batista’ – autor não identificado – séculos XVII-XVIII, madeira entalhada e policromada com adereços em metal.
9 – Tela (acervo): ‘Martírio de São Sebastião’ – autor não identificado – século XIX, óleo sobre tela.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário