SÃO SEBASTIÃO: Em uma parceria com a Prefeitura de São Sebastião, a praia de Boiçucanga, situada na Costa Sul do município, receberá a livraria ambulante da Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista) durante o Carnaval.
O objetivo do projeto “Praia com livros” é oferecer, ainda que por tempo limitado, uma opção cultural diferenciada à população.
Montada sobre um caminhão baú e com área útil de 20 m², a livraria móvel foi concebida para circular por todo o país levando livros, em especial, à cidades carentes de livrarias e bibliotecas, além de turísticas.
Cerca de dois mil livros de gêneros variados – de universitários e literatura a autoajuda, serão vendidos com descontos de 30% para títulos publicados pela Editora Unesp e 15% aos demais selos.
Inaugurada em dezembro de 2012, em São Paulo, capital, a livraria móvel tem como roteiro inicial apenas cidades paulistas, entre turísticas e as que sediam campi da Unesp.
São Sebastião é o segundo município a receber a livraria, onde além dos descontos haverá alguma promoção, como a distribuição gratuita de um título da Editora Unesp.
Na primeira cidade, em Guarujá, a editora vendeu em média 96 exemplares por dia, principalmente de literatura, infantis e religiosos.
Capacidade
Dentro do caminhão baú, que tem capacidade para receber 28 clientes ao mesmo tempo, os livros são acomodados e expostos em estantes que circundam toda a área, e ainda em duas prateleiras posicionadas na parte central.
A livraria também carrega dois computadores – um para registro de vendas e outro para uso do cliente, que pode pesquisar e comprar livros a partir do site da livraria virtual da Editora Unesp.
“O nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição on-line, é importante apresentar o livro físico ao leitor”, destaca o idealizador do projeto José Castilho Marques Neto.
Para ele, o velho bordão segundo o qual o brasileiro não lê e não gosta de ler, reflete um mito: “A verdade é que o brasileiro nem sempre tem acesso a livros”.
Em algumas localidades, a livraria tende a se transformar, em si, em evento cultural. Já nas cidades turísticas, como é o caso de São Sebastião, a tendência é que integre o calendário de atividades culturais.
serviço – A livraria ambulante ficará entre os dias 7 e 13 de fevereiro, das 14h às 23h, na praça Elpídio Romão Teixeira, em frente à escola estadual Walkir Vergani.
Foto: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário